Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

ESTÁ PRÓXIMO O FIM DAS CHUMBADAS NA PESCA !

O PAN - Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza apresentou na Assembleia da República uma proposta para a interdição do uso de chumbo na pesca. (PDF)

Os pescadores desportivos utilizam, como sabemos, o chumbo como lastro/contrapeso nas montagens para a pesca. Desde as grandes chumbadas de 180/200 grs até aos pequenos chumbos fendidos utilizados na pesca à bóia, são grandes as quantidades de chumbo que diariamente se perdem nos pesqueiros. Com o tempo, a acumulação de chumbo chega a quantidades assustadoras - no Brasil, onde se utilizam lagos naturais ou artificiais para a exploração de pesqueiros pagos, chegou-nos a notícia de que um lago, com cerca de 1,5  hectares e 8 metros de profundidade foi esvaziado para limpeza, ao fim de mais de 20 anos de exploração contínua sem manutenção apropriada, pois os peixes apresentavam vários sintomas estranhos: mortandade generalizada, doenças inexplicáveis, cegueira e indiferença aos iscos utilizados. – entre os variados detritos e lodo com mais de 1 metro de altura existentes no fundo, foram encontradas cerca de DUAS TONELADAS de chumbo, resultante das chumbadas que ali foram ficando,  perdidas pelos pescadores

Leia mais aqui

Sem comentários: