Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

sábado, 14 de novembro de 2009

Novo motor para o semi-rígido Katembe

Depois de muitas pescarias e muitas horas de trabalho, o motor Yamaha 50HP (2 tempos) que equipava o Katembe passou à história e foi substituído por um novo Honda PRO 30HP a 4 tempos.
O "velho" Yamaha nunca nos deu qualquer problema, embora tanto o consumo como o "ruído" fossem elevados.

O novo Honda

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cruzamentos no Tejo (3)

Mais um cruzamento com o Katembe no Tejo:

Lancha rápida da GNR/Brigada Fiscal

* LVI 23 "ZAVIAL" [LX-71-EST]
Classe - Ribamar
Deslocamento - 15,2 t
Comprimento fora a fora - 16,4 m
Boca - 4,23 m
Calado - 0,86 m
Motorização- 2 motores MTU 12V 183 TE93
Propulsão - 2 hidrojactos de água Hamilton 391
Potência - 2 x 1150 HP
Velocidade de cruzeiro - 25 nós
Velocidade máxima - 49 nós
Tripulação - 6
Armamento: Lança granadas?


* LVI - Lancha de Vigilância e Intercepção. A GNR / Brigada Fiscal tem ao serviço 12 unidades LVI espalhadas por todo o território nacional. Todas as unidades desta classe possuem embarcações auxiliares para abordagem

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Uma tarde no Tejo

Uma boa tarde passada no Tejo com poucas capturas e um canelon partido...

Scorpion

Pinguinhas

LM

Ricky

Ricky, Pernes e o canelon que se foi...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Entrevista ao Presidente da ANPLED na RTP2

Entrevista de João Borges, presidente da ANPLED - Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos, no Programa Portugal da Terra ao Mar, na RTP2, no passado mês de Setembro.



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cruzamentos no Tejo (2)

Com o Farol do Bugio como fundo, o Katembe cruzou-se, no Estuário do Tejo, com o mais bonito navio da Marinha de Guerra Portuguesa, o NRP Sagres.


O navio foi construído em 1937/38 nos estaleiros de Blohm & Voss, de Hamburgo, e o seu nome original foi Albert Leo Schlageter, para a Marinha Alemã. Hoje existem, ainda no activo, mais três navios construídos com os mesmos planos (o Tovarich da armada da Ucrânia, o Eagle da Guarda Costeira dos E.U.A e o Mircea, da Marinha Romena).

Com o final da 2ª Guerra, o Albert Leo Schlageter foi capturado em 1945 pelas Forças Aliadas no porto de Bremerhaven ficando na posse dos E.U.A., país que em 1948 o vendeu ao Brasil, que o baptizou como Guanabara ao serviço da sua Marinha.

Foi em 1962 que Portugal comprou a embarcação ao Brasil, baptizando-a de Sagres, passando, desde então, a servir como Navio Escola da Marinha de Guerra Portuguesa.

Uma das suas características mais conhecidas são as cruzes de Cristo vermelhas que ostenta nas velas, símbolo da Ordem de Cristo, que eram usadas pelos navios portugueses do século XV.

Características:
Deslocamento: 1725 t (máx. 1869 t)
Comprimento: 89.5 m
Comprimento à linha de água: 70 m
Boca: 12 m
Pontal: 7.55 m Calado: 5.5 m
Altura do mastro: 45.1 m
Área vélica: 1935 m2
Motor Diesel: 1.000 CV
Velocidade: 9 nós

Guarnição:
9 Oficiais
17 Sargentos
113 Praças
63 Cadetes (51 masculinos e 12 femininos)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Trocar o barco pelo kayak?

A pesca em kayak, que em Portugal conta ainda com um reduzido número de praticantes, está amplamente difundida pelo mundo, nomeadamente nos Estados Unidos. onde conta com muitos entusiastas. Para além de um contacto mais directo com o meio ambiente, a pesca de kayak é um tipo de pesca embarcada não poluente, e tem ainda a vantagem de proporcionar aos seus praticantes um salutar exercício físico.

Pioneiro e um dos grandes impulsionadores da modalidade em Portugal, o companheiro Rui Carvalho, praticante das várias modalidades de pesca, trocou em 2004 o seu barco para se dedicar ao kayak fishing.

Aqui fica, na 1ª pessoa, a justificação para a troca:

"Tenho muitos anos de pesca embarcada, barco próprio e sei bem que o prazer de estar aos comandos de uma embarcação é indiscutível. No entanto, não podemos evitar a parte menos boa: o investimento, que é muito grande (carta, barco, atrelado, acessórios, manutenção, revisões, seguro, selo, gasolina); há sempre locais onde não podemos ir porque estamos limitados ou pela proximidade de um porto de abrigo ou pela carta e ainda os inevitáveis amigos interesseiros.
Antes de muitos saberem que vinha a caminho uma lei limitadora para a pesca lúdica vendi o meu barco e passei a pescar apenas de kayak. Será que cometi uma loucura? Vejamos as vantagens:
- o investimento inicial é ridículo (um máximo 1300 euros, para um kayak equipado, registado e pronto para a pesca);
- não é necessária carta de marinheiro, nem seguro, nem selo; não tem manutenção, não gasta gasolina e não polui;
- embora só se possa afastar até 1 milha da costa não se fica limitado por portos de abrigo;
- deixei de ter “amigos” interesseiros, passando a ter amigos verdadeiros;
- passei a pescar também em água doce (achigã) e pratico todos os tipos de pesca que fazia no barco;
- vou a locais a que nunca tinha ido (nem sequer poderia) com o barco, e ainda faço exercício físico;
- e acabo por viajar bastante para pescar de kayak, sempre acompanhado por bons amigos.
Resumindo, pescar de kayak é muito mais do que pescar simplesmente - é uma verdadeira, agradável, salutar e permanente aventura."
Rui Carvalho.


Fotos: Rui Carvalho

domingo, 27 de setembro de 2009

A pescaria de hoje

Mais uma saída no Katembe, hoje, no Tejo. Muitas safias e uma dúzia de polvos, todos capturados quando pescávamos com anzol, pois não utilizámos polveiras.

LM

Ricky

Um agradecimento ao skipper Tony e à equipa da embarcação Xanda (na foto),
por nos ter cedido algum isco, depois do nosso se ter esgotado.


Cruzamentos no Tejo


Hoje, no Tejo, cruzámo-nos com o NRP Baptista de Andrade (F486), uma corveta de concepção portuguesa, vocacionada para a detecção submarina, de superfície e aérea, bem como para missões de vigilância e escolta.

Construída nos Estaleiros Navais Bazan, em Espanha, está ao serviço desde desde 19 de Novembro de 1974.

Equipada com 2 Motores OEW Pielstick 12 Pc2.2 V 400 Diesel (12.000hp), tem 85m de comprimento, 10,3m de boca, 3,3m de calado, atinge uma velocidade máxima de 22 nós e a sua tripulação é constituída por 7 oficiais, 14 sargentos e 51 praças.

Armamento: 1 peça de 100mm Creusot-Loire e 2 peças Boffors de 40mm/70
Radares: 1 radar de navegação KH5000 Nucleus e 1 radar de navegação Racal Decca RM 316P

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Balta e Rudy - Pescaria ao peixe porco

Os companheiros Balta e Rudy fizeram uma pescaria ao peixe porco em Sesimbra, na embarcação Razatlab. Fica o registo do dia - um pequeno vídeo (feito c/ o telemóvel) e duas fotos.


Balta

Rudy

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MOTO AVARIA NO MEIO DO TEJO

Mais uma vez o Katembe estava lá. Desta vez dois companheiros numa mota de água, que após avaria na mesma ficaram à deriva no meio do rio, foram rebocados pelo Katembe até à Doca de Paço d'Arcos. Tudo correu bem, o que é para nós um motivo de satisfação.

Os dois aventureiros (de colete amarelo) e a mota a reboque

Já na doca - tudo ok!