Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

domingo, 12 de abril de 2009

O REBOQUE DE ATRELADOS COM BARCOS

O reboque de atrelados com barcos exige a observância de algumas regras básicas de segurança, para que se evitem acidentes que podem ser de extrema gravidade.

Em primeiro lugar o veículo que vai fazer o reboque deve ter a potência adequada ao peso do conjunto atrelado/barco, bem como travões, suspensão e pneus correspondentes ao esforço exigido.

É norma as indicações do fabricante do veículo forneceram todas as informações sobre a capacidade de reboque do mesmo, mas em caso de dúvida informe-se sempre.

O atrelado é preso à bola de reboque da viatura, cuja montagem deve ser sempre efectuada por especialistas. Confirme se o engate está devidamente bloqueado (grande parte dos engates tem uma peça vermelha que passa a verde quando devidamente bloqueada). Prenda a corrente de segurança do atrelado à viatura e faça a ligação eléctrica.
Faça sempre a drenagem da água do barco, que deve estar sempre bem apoiado no atrelado e bem fixo através das precintas/correias, com especial atenção à da manivela, junto à proa do barco.

Tenha muito cuidado com o combustível dentro do barco, evitando que possa ser derramado em andamento. Retire do barco os utensílios que possam soltar-se ou aumentar o peso desnecessariamente.

E acima de tudo nunca se esqueça que a condução com o reboque obriga a uma atenção redobrada. O peso acrescido praticamente duplica a distância de travagem.

A velhota que reboca o Katembe

É uma velhinha Ford Escort 1800 a gasóleo que reboca o Katembe para onde é preciso. Apesar da idade, vai-se portando lindamente e nunca se negou a ir fosse onde fosse!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

VNM - 6.Abril.2009 - Saída no JIG em V. N. Milfontes

Saída ontem, 6 de Abril, no JIG em Vila Nova de Milfontes. Um dia de pouco peixe: parguetes, choupas azuis e safias e um polvo com pouco mais de 5 kgs foi o resultado. A equipa: Mestre Jorge, LM, Hletras, Martinho e Bmxutos (que não se deu muito bem com as irregularidades do piso). O nosso agradecimento ao Jorge Bernardino, mestre do JIG, que foi simplesmente impecável. Vale a pena sair nesta embarcação.

A boa disposição do Hletras

LM e o polvo

Mestre Jorge e um parguete
O Martinho e uma choupa azul

Bmxutos na enfermaria