Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

sábado, 16 de outubro de 2010

Nocturna no Tejo

Quinta feira fomos até ao Tejo passar um bocado à bóia, a ver se os robalos por lá andavam, o que não se confirmou. Uma boa equipa e um bocado bem passado, foi o que se conseguiu.

Uma baila

A equipa

Bruno

Fernando

Rui e Victor

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O mar no passado fim de semana...

Por aqui a "Paula" deixou um pouco de tudo. Trovoada, muita chuva, períodos de grande intensidade do vento... e uma grande ondulação, como podem testemunhar.









Texto e fotos: Jorge Ponte

sábado, 9 de outubro de 2010

Bons pesqueiros na Foz do Tejo

Para quem pesca de barco, aqui ficam as coordenadas de alguns bons pesqueiros na Foz do Tejo .

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mau tempo para este fim de semana II

O "monstro" já está formado, e de que maneira. Parece que o vão chamar de PAULA, e parece que esta menina vai entrar na história como uma das maiores ciclogéneses explosivas da história do Atlântico Norte, com um cavamento de mais de 50 hPa em 24 horas! Linda menina, mas ao que parece, bem maluca! Apreciem a sua beleza hostil:

Felizmente, vai chegar a terra já muito mais velhinha e calma... mas a tempo de dizer "Olá" antes de morrer.

Jorge Ponte

A última pescaria no semi-rígido Katembe

O nosso semi-rígido, o Katembe, vai mudar de proprietário e será substituído por uma nova embarcação. A despedida foi num destes dias, no Rio Tejo, com as choupas e safias habituais e bons momentos passados.

Atenção ao mar neste fim de semana

Não sei se o pessoal já reparou, mas o que é certo é que o nosso amigo GFS, assim como TODOS os outros modelos, estão a cozinhar uma ciclogénese explosiva no Atlântico:

Mete medo, não é? Felizmente, a depressão vai desvanecer-se até chegar a nós, deixando "apenas" chuva forte e algum vento, atmosfericamente falando. Porém, oceanicamente falando, esta senhora depressão vai-nos deixar uma ondulação de meter respeito para o fim de semana (6/7m). Ora, como um pescador atento deve saber, há lua nova na 5a-feira, e as marés de sábado são ainda de grande amplitude. Não quero parecer alarmista, claro que pode dar o caso de não vir a haver problemas, mas acho que mais vale prevenir que remediar, e assim acho que as pessoas deviam ser avisadas. Bares junto ás praias, zonas costeiras mais vulneráveis... se conhecerem alguém que possa vir a ser afectado, devem avisar.

Jorge Ponte