Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

domingo, 5 de julho de 2015

Saber a idade de um peixe

Para verificar a idade de um peixe retira-se uma escama de preferência por baixo da barbatana peitoral. Retirar três ou quatro escamas para obter resultados mais exactos.

Lavar a escama com água corrente, mergulhar as escamas numa mistura constituída por água e vinagre de cozinha em partes iguais durante cerca de 12 horas.

Após as 12 horas, passar por água corrente e enxugar com um pano seco ou papel absorvente deixando secar completamente durante algum tempo até ficar com uma coloração esbranquiçada.

Observando as escamas, consegue visualizar-se vários anéis concêntricos a partir do centro da escama. Se à vista desarmada não forem visíveis os anéis, pode utilizar-se uma lupa ou outro instrumento óptico de ampliação (lente, microscópio, etc).


Cada espaço com uma zona mais esbranquiçada e opaca e outra maior e mais transparente, constitui um ano de idade. A área mais clara e pequena corresponde ao período de Inverno em que o crescimento é menor, devido à menor actividade desenvolvida. Os espaços maiores correspondem aos períodos de Verão, com o consequente aumento de actividade e correspondente aumento de crescimento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela formação e partilha.
Abraço
Humberto Domingues
VPA

Katembe disse...

Abraço amigo Humberto.