Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Natal 2011 na Costa Vicentina

Cheguei ao PNSACV na sexta-feira, dia 16 de Dezembro. Segundo os pescadores locais, houve muito peixe até final de Novembro mas em Dezembro os sargos deixaram de encostar.
Mas como nessa última semana o mar tinha estado bruto, quando o mar acalmasse, talvez eles regressassem!
No Sábado, fui então matar o vício. O mar ainda estava muito forte (3/4m); levei umas sardinhas para ver se enganava algum sargo na rebentação, mas a grade voltou a atacar, o que já não me acontecia desde o Natal do ano passado!

No dia seguinte, como o mar ainda era bem forte (2/3 m), escolhi um local onde pudesse pescar sem grandes riscos. Um paraíso dos sargos, quando eles ali encostam...
Nos dois primeiros lançamentos nem um toque. Decidi lançar uns metros mais ao lado, junto a uma pedra mais alta e esperei sentado, até que , ao fim de 5 minutos, senti o 1º toque, um toque forte - belo sargo pensei, mas logo me apercebi que não podia ser - nenhum sargo faria aquela força - os primeiros 2/3 minutos foram só a dar linha ao peixe, mas tentando sempre evitar que se refugiasse atrás de alguma pedra. Mesmo que quisesse não o conseguia trazer e lembrava-me constantemente que estava com um anzol nº 2 e linha 0,28mm, pelo que teria de ter muita paciência. Um robalo, será, pensei! Era estranho, aquele mar não era o mais adequado para que um robalo ferrasse, mas com sardinha como isco tudo era possível.

Uns valentes minutos passdos e o peixe começou a nadar um pouco para terra, o que aproveitei para o ir trazendo para mais perto e, finalmente, vi-o - sem dúvida, um robalo.
Depois veio a fase mais crítica... tirá-lo da água. E foi com a preciosa ajuda das ondas que o consegui colocar em seco , depois de uns bons 20 minutos a trabalhar o peixe, que acabou por sair da água bem afastado do local onde se ferrou. Não era um exemplar muito grande, mas estava bastante gordo (até um polvo pequeno tinha no estômago). Não o pesei, pois não tenho balança naquela casa, mas media 62 cm. Pelo meu cálculo deveria rondar os 2,5 kgs
Até ao final da pescaria ainda "saíram" 2 sargos, já nas pedras, um deles uma "tábua" certamente de quilo.

Na 2ª feira o mar caíu muito (1/1,5m) e aproveitámos para ir a nado até uma pedra ilhada onde gosto muito de pescar - era o último dia em que conseguiríamos pescar assim, pois a maré vazia começava a ser à noite (6/7 da manhã, 6/7 da tarde).
Tudo bem no início, o peixe estava lá e era grande, apanhei 2 sargos de seguida, uma "tábua" e um normal. A actividade diminuiu um pouco, mas não tardei muito a apanhar outro bom sargo. Ao quarto peixe que mordeu, uma outra "tábua", o carreto decidiu empanar...

Foi complicado trazê-lo assim, pois é um local com muita pedra e onde mordeu o sargo as ondas varrem com muita violência, trazendo o peixe, mas quando escoa leva-o de novo para baixo fazendo uma força brutal - caso não se dê linha é muito fácil o peixe soltar-se ou mesmo partir a linha. Ainda assim, e com alguma sorte, tirei-o quase "à mão". A minha pescaria terminou ali, mas com a certeza de que ainda apanharia mais uns quantos, não fosse a avaria do carreto.

Texto e Fotos: Jorge Ponte

Sem comentários: