Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

domingo, 29 de março de 2009

PEIXE-CAVALO, LÍRIO-FERRO, SENUCA

Conhecido por peixe-cavalo nos Açores, peixe-água na Madeira e lírio-ferro ou senuca aqui pelo Continente, Golpim, Lirão ou Bicuda da Índia, esta espécie é, efectivamente, de uma estranheza invulgar.
Aparecem regularmente fotografias nos diversos fóruns de pesca colocadas por pescadores curiosos, perguntando qual a espécie e quais as características.
É um peixe da espécie Alepisaurus ferox (Alepisauridae), carnívoro, sem escamas, essencialmente nocturno, que vive até aos 1800 metros de profundidade e atinge cerca de dois metros e pouco de comprimento e à volta de cinco kgs de peso. A base da sua alimentação são cefalópedes e, apesar do seu aspecto feroz, é completamente inofensivo para o ser humano.
As suas capturas por pescadores desportivos são relativamente raras e quase sempre a profundidades superiores aos 90 metros. Não é muito utilizado na alimentação devido à flacidez da sua carne, que não tem qualquer valor comercial.
Nomes em inglês: Longnose lancetfish, wolffish
Nome em francês: Lancier à long nez

Fotografia enviada por José Castro
Fotografia de Tiago Laurentino Fotografia de Tiago Laurentino Fotografia de NetteBini

1 comentário:

movingtobrisbane disse...

It is a great article. This is my important purpose in blogging
Interstate Removalist