Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Todo o cuidado é pouco

Aqui fica o vídeo do resgate de dois pescadores que foram apanhados em falso pelo mar, que, felizmente, correu bem. Todo o cuidado é pouco.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Difilobotríase ou doença do peixe cru

Difilobotríase
Doença do peixe crú

Trata-se de uma infecção causada por um parasita do peixe, vulgarmente conhecido como a ténia dos peixes. A contaminação ocorre através da ingestão de peixe cru ou mal cozido que esteja infectado e a larva desenvolve-se no intestino do hospedeiro definitivo, o ser humano.

Tal como na ténia (a chamada bicha solitária) obtida através da carne de porco ou de bovino mal cozida, o verme desenvolve-se no intestino do hospedeiro e pode atingir mais de 10 metros de comprimento, dividido em milhares de segmentos. Os ovos formam-se nos segmentos e passam para as fezes, criando novos focos de contaminação.

O parasita dos peixes é um verme (Diphyllobothrium latum) da espécie dos helmintos e está disseminado por todo o mundo, sendo mais frequente em África, na Ásia e em muitas áreas do Leste Europeu, bem como na América do Norte e do Sul.

Na fase inicial da infecção o indivíduo não costuma apresentar quaisquer sintomas, mas quando a infecção se torna mais intensa surgem as náuseas, vómitos e diarreia, perda de apetite e de peso, carência de vitamina B12 e, ocasionalmente, a obstrução intestinal e a anemia perniciosa (megaloblástica).

O diagnóstico é feito através de exames às fezes da pessoa infectada, para procura de ovos, larvas ou segmentos do verme.




sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O SALMONETE

Clique na foto sff para aceder ao artigo
 Descrição e informações sobre o salmonete

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Feliz Natal