Para não ter que estar aqui a descrever mais de 20 pescarias, apresento uma tabela-resumo, uma espécie de Diário de Pesca deste mês. Um mês em que o tempo não colaborou, muita nortada e águas muito frias para a época (cerca de 15/16ºC). Estas condições tornaram a pesca mais complicada, as safias não encostaram tanto como noutros anos por esta altura, os robalos eram na grande maioria sem medida... apesar de tudo, o balanço é razoável, 217 peixes capturados, sem contar com bogas, salemas, bodiões, rascassos, tainhas e afins.
Ficam algumas fotos:
Foram utilizados várias técnicas de pesca, as que achei que melhor se ajustavam ás condições e locais: fundo, bóia, chumbadinha, surfcasting... os iscos utilizados foram mexilhão e sardinha, às vezes camarão. Fiz uma única iscada com minhoca da pedra que apanhei na hora, e saiu a única dourada do mês! As melhores capturas foram então a tal dourada, alguns sargos de quilo, uma bica e um safio que capturei numa pescaria nocturna, com 3 kg.
Fotos e texto: Jorge Ponte
Boas pescarias em Julho. Parabéns!
ResponderEliminarAtenção que no Vale dos Homens é proibido pescar!!
Um abraço
Boas Jorge!
ResponderEliminarEstou a ver que conheces razoavelmente a zona do Rogil ; ))
Quanto ao que o Rodrigo disse, vou completar mais um pouco: desde o "Ganho" (Carriagem) até à "Pedra do Mexilhão" (Barradinha) NÃO SE DEVE PESCAR. eheheheheh
Abraço e saudações piscatórias
Tenho conhecimento da área de restrição, que abrange não só o Vale dos Homens, como toda a freguesia do Rogil, entre a Carriagem e a Barradinha. Porém, muita gente continua a pescar lá, sem qualquer intervenção das autoridades até ao momento. Daí ter decidido continuar a pescar por essa zona. Além disso, ficaria bastante limitado nas minhas opções de pesca, pois é "só" a zona que melhor conheço!
ResponderEliminarObrigado pelo aviso, no entanto.
Abraço