Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Katembe - os bonés da sorte

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A LAGOSTA


A nossa conhecida lagosta é um crustáceo decápode marinho da subordem Palinura, em que uma das características é terem o segundo par de antenas muito compridas, semelhantes a chicotes. Existem mais de 30.000 espécies conhecidas de crustáceos .

Espécie demersal, prefere substractos rochosos e com vegetação e pode ser encontrada entre os 5 e os 150 metros de profundidade, embora seja mais comum entre os 25 e os 80 metros.

A sua cor é variável, dependendo do ambiente onde está inserida, sendo a cor vermelha/castanha a mais comum no Atlântico e Mediterrâneo e a cor verde/cinzenta no Índico e Pacífico.

Animal gregário, pode atingir os 50 cm de comprimento e cerca de 1 quilo. Com cinco pares de patas (um par muito curto) e um exosqueleto (esqueleto exterior/ carapaça) com vários espinhos, prefere ocultar-se durante o dia em buracos, saindo durante a noite para se alimentar.

A sua dieta é composta por algas, bivalves, anelídeos, moluscos, crustáceos, esponjas e até a própria espécie, mas preferencialmente por cadáveres de peixes ou outros seres vivos em decomposição.

Os seus principais predadores são, para além do homem, o peixe-porco e o polvo.

Em Portugal a reprodução ocorre entre Outubro e Março. A incubação dura entre 5 a 8 meses, consoante a temperatura da água e as larvas (filossomas) são planctónicas, transparentes e achatadas e passam à fase juvenil após seis a oito meses. Passados 5/6 anos já atingem 500/600 gramas (os machos crescem de forma mais rápida que as fêmeas) e podem viver até aos 14 / 15 anos.

A época de defeso em Portugal começa a 1 de Outubro e termina a 31 de Dezembro. Nos Açores a época de defeso é a mesma, mas com uma extensão até 31 de Março. O tamanho mínimo (medido entre o olho e o fim do abdómen) para a sua captura é 11 cm (23 cm nos Açores).

Sendo a lagosta um verdadeiro acepipe e um artigo de luxo, a ganância do ser humano tem levado a uma sobreexploração da sua pesca, ameaçando a manutenção da espécie a médio prazo.

Dicas para comprar lagosta:

Devem ser compradas vivas, serem pesadas e vigorosas.

As carapaças devem estar intactas

As articulações devem ser transparentes e volumosas.

Quando cozida a carapaça dever ser vermelha ou de cor rosada - fuja a 7 pés das carapaças com manchas pretas ou esverdeadas.

A carne deve ser firme e sem cheiros fortes.