Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Tubarão no Tejo - A bordo do Santa Teresa - Junho de 2012

video

Tubarão na praia de Santo Amaro de Oeiras
Autor: Fernando Schedel


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Agulha dupla de fabrico caseiro para iscagem

Utensílio de fabrico caseiro que nem todos conhecem, é há muito utilizado por pescadores de mais idade (e experiência) ,  que facilita bastante a iscagem de iscas moles, como o camarão congelado, a ameijoa, mexilhão, canivetes, etc, que ficam com um aspecto quase perfeito e muito atraente para o peixe.
Fotos e texto: Pescacaxina (Fórum Katembe)
Clique sff nas imagens para as ver em tamanho maior

terça-feira, 5 de junho de 2012

Lula gigante encontrada por pescadores de Big Game

Al McGlasham é um entusiasta de Big Game e na passada sexta-feira, dia 2 de Maio, mais uma vez se fez ao mar em busca de espadartes e atuns, na companhia dos seus amigos Justin Lewis, Phil Bolton e de uma equipa de filmagens. Quando se encontravam a cerca de 30 milhas do porto de Jervis Bay (New South Wales) encontraram a boiar uma lula gigante ainda fresca, com sinais de estar morta há muito pouco tempo.

“Já fiz mais de 200 saídas de pesca nestas águas e nunca vi nada assim, é inacreditável”, afirmou Al em entrevista.

 

De facto trata-se de uma descoberta raríssima: todas as lulas gigantes já encontradas ( e são muito raras as descobertas) estão sempre em avançado estado de decomposição, exalando cheiros nauseabundos e sem cor (apenas a cor branca) – mas neste caso a lula gigante estava fresca, sem cheiros e com uma magnífica e brilhante cor de laranja, sinal de que teria morrido pouco tempo antes, possivelmente morta por um cachalote,  espécie abundante naquelas águas e o único predador das lulas gigantes ( a falta de parte dos tentáculos e outros ferimentos mostra que terá havido uma luta entre gigantes). Os cachalotes são mais pesados que as lulas e muito mais rápidos que estas, por isso, normalmente, vencem estas lutas de gigantes.

A equipa de filmagem conseguiu imagens de um tubarão que, indiferente ao movimento do barco e das câmaras, se foi banqueteando com os restos da lula.


Os pescadores recolheram amostras de tecido para estudo, o bico que foi oferecido a um museu e deixaram o resto para o tubarão azul e restantes oportunistas.