Pescar é enfrentar saudáveis desafios, é fazer amizades, é conhecer novos lugares e abrir novos horizontes. É conviver com a natureza. É ser companheiro.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Julho na Costa Vicentina


Para não ter que estar aqui a descrever mais de 20 pescarias, apresento uma tabela-resumo, uma espécie de Diário de Pesca deste mês. Um mês em que o tempo não colaborou, muita nortada e águas muito frias para a época (cerca de 15/16ºC). Estas condições tornaram a pesca mais complicada, as safias não encostaram tanto como noutros anos por esta altura, os robalos eram na grande maioria sem medida... apesar de tudo, o balanço é razoável, 217 peixes capturados, sem contar com bogas, salemas, bodiões, rascassos, tainhas e afins.

Ficam algumas fotos:



Foram utilizados várias técnicas de pesca, as que achei que melhor se ajustavam ás condições e locais: fundo, bóia, chumbadinha, surfcasting... os iscos utilizados foram mexilhão e sardinha, às vezes camarão. Fiz uma única iscada com minhoca da pedra que apanhei na hora, e saiu a única dourada do mês! As melhores capturas foram então a tal dourada, alguns sargos de quilo, uma bica e um safio que capturei numa pescaria nocturna, com 3 kg.



Fotos e texto: Jorge Ponte

3 comentários:

Rodrigo Zacarias disse...

Boas pescarias em Julho. Parabéns!

Atenção que no Vale dos Homens é proibido pescar!!

Um abraço

PêJotaFixe disse...

Boas Jorge!
Estou a ver que conheces razoavelmente a zona do Rogil ; ))
Quanto ao que o Rodrigo disse, vou completar mais um pouco: desde o "Ganho" (Carriagem) até à "Pedra do Mexilhão" (Barradinha) NÃO SE DEVE PESCAR. eheheheheh

Abraço e saudações piscatórias

Jorge disse...

Tenho conhecimento da área de restrição, que abrange não só o Vale dos Homens, como toda a freguesia do Rogil, entre a Carriagem e a Barradinha. Porém, muita gente continua a pescar lá, sem qualquer intervenção das autoridades até ao momento. Daí ter decidido continuar a pescar por essa zona. Além disso, ficaria bastante limitado nas minhas opções de pesca, pois é "só" a zona que melhor conheço!

Obrigado pelo aviso, no entanto.

Abraço